Na BA-052 a recomposição de passivos ambientais marca um passo importante em infraestrutura e segurança.

A CONCEF, segue empenhada em aprimorar a infraestrutura rodoviária para garantir mais segurança a motoristas e pedestres. Com o objetivo de estabilizar o solo e proteger o pavimento, a concessionária está implementando e/ou melhorados os taludes, que incluem a instalação de dispositivos de Descida D’água em Degraus e Valetas de Proteção de Corte. Essas técnicas são essenciais para controlar o escoamento das águas pluviais, evitando o impacto da água em zonas mais baixas e prevenindo danos estruturais.

A técnica de descida d’água em degraus permite que as águas da chuva escoem de forma controlada e absorvem a energia da sua queda, evitando que essas águas gerem um impacto no momento de chegada em zonas mais baixas. E as valetas, agem canalizando as águas que escorrem a montante dos cortes ou aterros, impedindo que atinjam o corpo estradal em grandes volumes.

Nos trechos entre Baixa Grande, Mundo Novo e Porto Feliz, onde há alta pluviosidade, essas medidas são fundamentais para prevenir erosões e proteger o pavimento, prolongando a vida útil da rodovia e proporcionando uma viagem mais segura.

Através desse trabalho, a CONCEF reforça seu compromisso com a segurança e a durabilidade da BA-052, assegurando que motoristas e pedestres tenham mais proteção contra possíveis deslizamentos e erosões.