Com Intuito de evitar que águas profundas atinjam o pavimento
Em alguns períodos do ano ocorre uma grande concentração e acúmulo de água das chuvas nos lençóis freáticos e à medida que o nível de água se eleva pode haver o comprometimento do pavimento e/ou a superfície estradal, tornando-se um dos fatores mais críticos de instabilidade dos taludes. Como forma de prevenção, a CONCEF realiza implantação de dreno profundo horizontal nas mediações do km 4 na BA-052 e tem como principal objetivo a captação e condução das águas do lençol freático e águas provenientes de infiltração de águas pluviais.
O dreno profundo horizontal também chamados de “DPH” é utilizado em locais onde o solo apresenta grande concentração de água ou muros de contenção construídos abaixo do nível do lençol freático. Os locais mais comuns que utilizam o DHP são as encostas naturais, cortes e aterros que necessitam de estabilização.
Com uso de tubos drenantes e perfurados em quase toda sua extensão, esse tubo é envolvido por filtro de nylon ou manta geotêxtil afim de permitir o fluxo d’água e evitar o carregamento de partículas do solo subleito, garantindo assim o controle do nível freático e aumentando a estabilidade do solo.