CONCEF traz à tona discussão em meio ao Maio Amarelo
A Concessionária Estrada do Feijão trabalha, arduamente e diariamente, para garantir a todos os usuários que trafegam pelo Sistema Rodoviário BA-052 o máximo de segurança ao longo das vias. Mas, é preciso que os condutores também façam seu papel.
Em média, 1 milhão e 350 mil vidas são perdidas por ano nas estradas. Ou seja, a cada 24 segundos, uma vida é perdida no trânsito. Essa já é a maior causa de morte de pessoas entre 5 e 29 anos, de acordo com a Organização das Nações Unidas.

Segundo o Observatório Nacional da Segurança Viária, 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas – que podem envolver desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação. Os exemplos são claros, excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança como o cinto de segurança ou capacete, o uso de bebidas antes de dirigir ou até mesmo dirigir cansado.
Em 2020, a Assembleia Geral da ONU adotou a campanha “Melhorando a segurança viária global” e proclamou a Década para a Segurança nas Estradas 2021-2030. A meta é evitar pelo menos 50% dos acidentes com mortes e ferimentos até 2030.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as Comissões Regionais das Nações Unidas firmaram uma cooperação com outras entidades da ONU e parceiros sobre o Plano Global para a Década de Ação e, em 2018, a OMS lançou um relatório sobre o tema mostrando que as maiores vítimas dos acidentes de trânsito são pedestres, ciclistas e motociclistas, considerados mais vulneráveis nas ruas, especialmente em países em desenvolvimento.
Com isso, é necessário que o condutor passe a valorizar mais a vida no trânsito. É de extrema importância que se respeite as sinalizações, deem preferência aos menores e que obedeça aos limites de velocidade.