Pichação é crime e pode levar à prisão
A Concessionária Estrada do Feijão foi surpreendida, no último mês, com inúmeros casos de pichações em placas de sinalizações verticais. Em alguns pontos do Sistema Rodoviário da BA-052, as sinalizações estão pichadas de forma que estão dificultando a visibilidade do condutor, trazendo perigo de vida para quem trafega na região.
Dito isso, é importante ressaltar que a prática de pichação é ilegal e constitui um ato de vandalismo que prejudica não apenas a estética visual das placas de sinalização, mas também a segurança de todos os usuários da rodovia. A pichação é considerada crime e se enquadra no delito de dano ao patrimônio público ou privado, com penas que podem incluir detenção de três meses a um ano, multa e reparação dos danos causados. A legislação busca preservar o patrimônio e promover o respeito à propriedade e à ordem pública.
A CONCEF repudia veementemente tais atos e está empenhada em solucionar rapidamente esse problema. E informa que serão intensificados os esforços para garantir a manutenção e a limpeza adequada das sinalizações, de modo a garantir a segurança de todos.
A pichação compromete a legibilidade das placas, dificultando a compreensão das informações essenciais para uma condução segura. Além disso, a falta de visibilidade adequada pode resultar em acidentes e colocar em risco a vida de motoristas, passageiros e pedestres que utilizam a BA-052.
Pedimos a colaboração de todos para denunciar atos de vandalismo, contribuindo assim para a segurança viária.