Medidas tem o intuito de garantir a segurança de todos os condutores
Quando o assunto é dirigir em dias chuvosos ou com neblina, a atenção e os cuidados precisam ser redobrados. A instabilidade e a falta de segurança causada por esses fenômenos da natureza são as responsáveis pelo aumento de 40% dos acidentes de trânsito, de acordo com estimativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Com isso, para evitar esses sinistros nos tempos chuvosos, a Concessionária Estrada do Feijão separou algumas dicas essenciais, que devem ser seguidas para garantir a segurança nas viagens de todos os condutores. Confira:
1. Reduzir a velocidade
Uma das medidas importantes para garantir a própria segurança e não colocar em risco os demais motoristas, é reduzir a velocidade. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de reduzir a velocidade sob chuva/neblina/cerração/ventos é infração grave e pode gerar multa de R$ 195,23.
2. Mantenha distância do veículo da frente
Recomendado em dias que não possuem adversidades, manter a distância do veículo a frente é essencial ainda mais em dias chuvosos. Já que com a pista molhada e escorregadia, a distância de frenagem do carro aumenta e facilita as colisões, principalmente em casos de freadas bruscas. Uma distância considerada segura é cerca de 10 metros.
3. Não ligue o pisca alerta em movimento
Usar o pisca alerta com o carro em movimento não é recomendado, porque pode vir a confundir outros motoristas, que interpretam o alerta como uma provável parada do trânsito. Isso pode forçar frenagens emergenciais desnecessárias e ocasionar derrapagens e até engavetamentos.
4. Evite ultrapassagens
Nos dias chuvosos, a pista molhada deixa qualquer manobra mais arriscada. Na ultrapassagem, por exemplo, o motorista precisa acelerar o veículo, ter visibilidade e condições de acelerar. Isso não é recomendado em dias de chuva porque a alta velocidade aumenta o risco de colisão e até de capotagem. Portanto, evite ultrapassagens, principalmente em estradas de pista simples.